top of page

Jornalismo: três décadas de paixão

O ALDEÃO

Barrosa, 1983. Um grupo de seis jovens decide formar um jornal, integrado na então dinâmica associação local. Durante três anos, "O Aldeão", escrito à máquina, impresso na Câmara Municipal de Benavente, distribuído gratuitamente, vai ser uma aragem fresca numa pequena e incógnita aldeia ribatejana. E alimentava-se o bichinho do jornalismo. Ali publiquei as minhas primeiras reportagens, entrevistas, poemas.

O ALDEÃO

Barrosa, 1984. Um grupo de seis jovens decide formar um jornal, integrado na então dinâmica associação local. Durante três anos, "O Aldeão", escrito à máquina, impresso na Câmara Municipal de Benavente, distribuído gratuitamente, vai ser uma aragem fresca numa pequena e incógnita aldeia ribatejana. E alimentava-se o bichinho do jornalismo. Ali publiquei as minhas primeiras reportagens, entrevistas, poemas.

RCR

Barrosa, 1985. Durante a "febre" das rádios locais, surgiu em Benavente a Rádio Cultura e Recreio (RCR). A partir do grupo de "O Aldeão", quatro de nós criaram um programa radiofónico, chamado "Elixir da Juventude", com muita música e poesia; seguiu-se "Incenso", outro programa na mesma linha, que incluía entrevistas -- uma com os Trovante, por exemplo; uma grande experiência!

RECORD

Lisboa, 1987. Terminado o curso de Comunicação Social, concorri a um estágio no jornal "Record". Fiquei, e acabei por ficar 25 anos, até sair em 2012. Fui de estagiário a redator, e editor de diversas secções; uma extraordinária experiência profissional, em que fiz de tudo no jornalismo, cobrindo competições como os Jogos Olímpicos de Barcelona, o Mundial Sub-20 na Nigéria ou os Europeus Sub-16 na Dinamarca e na Turquia.

Super Interessante

 

Em 2013, em pleno período de transição profissional, a revista Super Interessante deu-me a possibilidade de manter vivo o "bichinho" do jornalismo, e até de uma forma que me realiza bastante mais do que nos 25 anos num jornal desportivo: fazendo reportagens, com cariz de investigação, paciência, cuidado, critério total. O que aqui está é o resultado de uma colaboração plenamente satisfatória e que me deixa naturalmente orgulhoso.

O mago dos joelhos

Agosto 2015. Aguero, a dieta vegetariana no futebol, e os exemplos de uma opção alimentar a crescer no desporto de alta competição

... e duas experiências online

DOZE ONLINE

Almada, 2013. Com o bichinho do jornalismo ainda a mexer, colaborei com o site Doze Online, uma iniciativa de alguns amigos com os quais tinha trabalhado no jornal Record. Escrevi sobre livros (de desporto) e mantive a secção "Minorias", continuação de um blogue já iniciado no "Record", sobre desporto praticado por deficientes.

HOJE

Almada, 2016. Porque a informação era uma paixão, e uma necessidade,colaborei com a newsletter "Hoje", com notícias sobre ecologia e questões do ambiente; aprendi muito, escrevendo sobre áreas que eram novas no meu percurso como jornalista.

bottom of page